Inspired ou plágio

Hoje em dia o que mais vemos por ai são os modelos inspired de marcas famosas. Uma das maiores marcas do mundo que sempre se inspiram em ITbags pra criar a “sua” coleção é a Chenson. Mas até que ponto imitar um modelo é ético?

Sou da opinião que moda não deveria ser exclusivo para quem tem rios de dinheiro, mas infelizmente as grandes grifes ainda reservadas a um público seleto e totalmente fora do alcance do público em geral devido aos seus mega elevados preços.

Sou totalmente contra aqueles fakes que você compra em qualquer camelô aqui no Paraguai. Você acha facilmente uma bolsa “Vitor Hugo” por 10R$ e jura que é original. Acho que não precisa menosprezar o trabalho das grifes desse jeito né.

Quanto às cópias, ou inspired como muitos preferem chamar, entramos num assunto delicado. Sempre achei desonesto copiar um modelo e colocar o próprio nome, maaaaaaaas, sabemos que com certeza não é porque você criou (entenda-se patenteou ou registou) um modelo que ninguém pensou no exato modelo antes de você. É uma boa opção pra quem quer um item de desejo porém não pode (ou não quer) pagar o valor de uma original.

Já cansei de falar o quanto sou apaixonada pelo sneaker da Miu Miu, mas como o bolso não permite comprar um, me contento com o sneaker da Santa Lolla, uma peça que é cópia identica totalmente inspirada porém com o preço beeeeeeeem mais acessível que o da Miu Miu.

Resumindo tudo, acho que o que importa na hora de comprar um peça inspired é pensar se você gostou dele pelo modelo, ou o status que possa representar. Se você quer a peça só porque AMOU o modelo, compre! Se não my friend, pense muito antes de comprar pra não ficar com aquela sensação de que trocou gato por lebre.

3 comentários sobre “Inspired ou plágio

  1. Ana disse:

    Chamar de inspired é o cumulo da cópia.
    Mas faz bem copiar, pq faz o modelo chegar a quem não tem como comprar o original.

  2. Adriana disse:

    Gostei, fiquei com medo de comprar uma peça inspired…e ficar com cara de falsificação ambulante…mas depois do seu ponto de vista me sinto melhor…afinal a falsificação alem de imitar o produto do outro coloca o logo do outro também…e o ispiride não faz isso.
    Grata pelo seu exclarecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s