Você tem perfil pra ser brand manager?

Como vi que há um interesse nesse meu mundinho, resolvi criar um post aqui para você que tem vontade de se aprofundar no assunto, e quem sabe perseguir o sonho de ser um Brand Manager.

Se o título te chamou a atenção e você ainda está lendo, já é um começo, porque na minha opinião, o primeiro passo é querer.

checklist

Agora vamos descobrir se você tem o que é necessário para este cargo:

Você consegue identificar rapidamente as tendências do mercado?

É de extrema importância que a pessoa que queira trabalhar como supervisor de marcas consiga identificar as mudanças que ocorrem no comportamento de quem consome os produtos do segmento de interesse, seja ele perfumaria e cosméticos (como no meu caso), moda e acessórios, tecnologia, etc. Isso vai te ajudar a compreender o que o mercado vai aceitar ou rejeitar, diminuindo as margens de erro em eventuais planos de negócios, que podem gerar verdadeiras dores de cabeça no futuro.

Você é curioso e não tem preguiça de estudar (e ensinar)?

Não basta você saber somente o suficiente sobre cada produto, saiba que os detalhes fazem a diferença. Assim que este é um trabalho que vai exigir um domínio total sobre o produto. Seja conhecimento técnico, conceitos, história… Você precisará conseguir passar toda informação para quem estará à frente das vendas e pro cliente. Saiba que seu sucesso vai depender de quanto as pessoas conseguem captar a essência do seu produto.

Sabe trabalhar em equipe?

Esse pra mim acho que é um dos pontos  mais importantes desta primeira lista que estou criando. E digo isso porque quando comecei como brand manager, eu enfrentei muitos problemas por ser menos empática. Com o tempo acabei percebendo que o meu trabalho só dá resultados a través das outras pessoas. Não tá conseguindo acompanhar meu raciocínio? Então pense assim, você analisou o mercado, tem certeza que um produto vai funcionar, montou um BP (business plan), fez todo o procedimento e a mercadoria chegou. Agora, cabe ao pessoal de vendas distribuir esse produto. Se não há uma sincronia no trabalho dos setores, todo o seu trabalho foi à toa. Você vai ter um problemão ($$$) e obviamente, no final, a culpa será sua por não ter se alinhado com o setor que fará todo o “trabalho pesado”.

Ainda interessado? Então siga o blog e fique por dentro das “noticias” =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s